Corpo de Bombeiros do Ceará resgataram quase 800 animais em fevereiro

Entre as espécies resgatadas pelos bombeiros militares estão cobras, macaco prego, porquinho da índia, gato maracajá, entre outros animais silvestres e domésticos

Portal Itapipoca Portal Itapipoca
3 minuto(s) de leitura
- PUBLICIDADE -

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) registrou mais um resultado positivo. Desta vez, com o resgate de 792 animais em todo o Estado no mês de fevereiro de 2022. Entre as espécies resgatadas pelos bombeiros militares estão cobras, macaco prego, porquinho da índia, gato maracajá, entre outros animais silvestres e domésticos. O balanço do segundo mês deste ano é superior ao de 2020, quando a corporação resgatou 292 animais, e de 2021, com um total de 537.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Os animais silvestres são protegidos pela Lei 9.605 de 1998, de Crimes Ambientais. Os bombeiros militares socorreram ainda animais como cachorro, cágado, cassaco, coruja, cavalo, gamba de orelha branca, gato domesticado, iguana, jabuti, porco espinho, vaca e novilho. O CBMCE contabilizou, entre os mais resgatados, cobras da espécie jiboia, cascavel, jararaca e corre campo foram 472, enquanto que gatos foram 177, seguidos por 25 cassacos, 24 cães e iguanas, como também 8 tejo e 7 corujas, Estas 7 espécies somam 737 animais, representando 93% dos resgates, os demais resgates somaram na grande maioria 1 animal no mês, como no caso do porquinho da índia, gato maracajá e do macaco prego.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -
Foto: Reprodução

E alguns resgates foram inusitados, de cabra no telhado, onde o Corpo de Bombeiros resgatou uma cabra e um cabrito que subiram em telhado de casa em Itapipoca, ocorrência atendida na segunda-feira, 7 de fevereiro pelos bombeiros militares de Itapipoca (5ªCia/3ºBBM). Até cascavel no quintal, cobra venenosa que o Corpo de Bombeiros resgatou no Ipu, onde os bombeiros militares de Ipueiras (2ªCia/3ºBBM) resgatou o réptil, com cerca de um metro e vinte centímetros, estava no quintal da residência, na Rua Joaquim Soares de Lima, no Distrito Abílio Martins, Município de Ipu.

Foto: Reprodução

Resgates em 2021

Durante o ano de 2021, o CBMCE resgatou 6.252 animais em todo o território estadual. Entre os atendimentos realizados no ano passado está o de uma cadela que caiu em um poço de 20 metros na cidade do Crato. Em homenagem a um dos militares que participou do salvamento, a cadela recebeu o nome de Robertinha.

Como acionar os bombeiros

Em síntese, a população pode acionar o Corpo de Bombeiros do Ceará por meio do número 193. A ligação é gratuita e o serviço funciona 24 horas por dia, inclusive em fins de semana e feriados. O CBMCE orienta que os poços, valas e cacimbas devem ser cercados, sinalizados e tampados para evitar situações de acidentes com animais e crianças.

Compartilhe
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- Advertisement -
Enviar mensagem
1
Fale conosco
Envia sua notícia ou denúncia para a nossa equipe de jornalismo!