A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), alinhada ao Grupo de Articulação Interinstitucional criado na época do incidente de manchas de óleo ocorrido no ano de 2019, atualiza informações acerca do trabalho de recebimento do material recolhido pelas prefeituras. Na ocasião, 8.200 mil litros de material já foi recolhido e enviado para empresa Apodi.
A autarquia, que já havia fornecido tambores e EPI’s para a atividade, segue recebendo tambores com o óleo para enviar à empresa que realizará a incineração devida do material, como já divulgado anteriormente.
Até o momento, a superintendência contabiliza a coleta de 41 tambores dos municípios, sendo 20 de Caucaia, 16 de Aracati, quatro de Trairi e um de Fortaleza (Seuma). O município de Fortim e a ONG Verde Luz entregaram 4kg e 5 kg de material, respectivamente.
Nessa quinta-feira (17), 28 tambores cheios foram transportados pela autarquia para a incineração na Apodi. A ação também contou com apoio da empresa Marquise, que forneceu 20 tambores além de mão de obra.
Para a semana que vem, a Semace prevê o recolhimento dos municípios de Aquiraz, Paracuru, São Gonçalo, Trairi (que fará novas coletas no sábado), Paraipaba e Itapipoca.