Desembarcou no Aeroporto Internacional de Fortaleza, nesta quarta-feira (8), uma remessa com 20.800 doses da Janssen, vacina fabricada pela Johnson & Johnson. Este lote, enviado pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde, será utilizado para aplicação da dose de reforço em pessoas que já receberam a primeira dose do imunizante.
“Já estão em nossa Central de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadim), da Secretaria da Saúde, as 20.800 doses da Janssen que chegaram nesta manhã. As vacinas começarão a ser aplicadas nos próximos dias como dose de reforço dos cearenses que já receberam o imunizante. Peço que todos fiquem atentos às listas de agendamento”, apontou Camilo Santana em suas redes sociais.
Após desembarque, os imunobiológicos foram encaminhados para a Central de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadim), da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), de onde são distribuídos de forma proporcional aos municípios cearenses, através de rotas aéreas e terrestres. O agendamento da vacinação é de responsabilidade dos municípios, por isso é importante ficar atento à sistemática organizada e divulgada por cada gestão local.
Antecipação Pfizer
O intervalo para aplicação da terceira dose em pessoas a partir de 18 anos no Ceará será reduzido de cinco para quatro meses (120 dias). A medida é válida para quem completou o esquema vacinal (duas doses) com os imunizantes da CoronaVac, AstraZeneca e Pfizer. A dose de reforço deverá ser necessariamente desta última vacina, independentemente das doses anteriores. A decisão foi pactuada nessa terça-feira (7) durante a 8ª reunião extraordinária da Comissão Intergestores Bipartite (CIB).