Halima Cisse, uma jovem de 25 anos, natural do Mali, passou a gestação acreditando estar à espera de sete bebês, mas, no momento do parto, foi surpreendida com o nascimento de nove – cinco meninas e quatro meninos. Um novo recorde mundial.
A jovem mãe acompanhava a gestação com exames realizados no Mali e em Marrocos. Até o parto, os outros dois bebês não haviam sido vistos pelos médicos nas ultrassonografias feitas nos dois países do norte da África.
Em um comunicado feito nessa terça-feira (4/5), o governo do Mali informou que Halima foi transferida em voo da cidade de Timbuktu até o Marrocos, onde passou por uma cesárea, para garantir que os bebês nascessem em segurança.
Gestações de múltiplos costumam ser delicadas, devido à pressão que vários bebês podem exercer sobre o corpo da mãe. Os médicos acreditavam haver menos de 50% de chance de apenas um dos nove fetos sobreviver ao parto.
Halima e os nove bebês passam bem e devem voltar para casa dentro de algumas semanas, segundo a ministra da Saúde de Mali, Fanta Siby.
Casos raros
Até então, o recorde mundial de múltiplos que sobreviveram após o parto era de Nadya Suleman, uma mulher que deu à luz oito bebês em 2009.
O primeiro parto de nove bebês aconteceu na década de 1970, em Sydney, mas nenhum dos bebês sobreviveu. Em 1999, outra mulher deu à luz 9 filhos, mas eles também não sobreviveram por mais de seis horas.
Fonte: NSC Total