A Companhia Balé Baião de Itapipoca estreou neste domingo (25) a minissérie Assentamentos Criativos – Ritos e Treinos. A produção é uma compartilha virtual de exercícios, jogos e treinos corporais desenvolvidos pela Balé Baião para artistas do corpo (dançarines, atores, performances etc) de qualquer idade e experiência cênica.
A minissérie é composta de 6 episódios especiais. Em cada vídeo uma demonstração técnica performática inédita apresentada por dançarinos da companhia:
– Dia 25/04: Edileusa Inácio dança as poéticas do auto-contato e suas confluências; Acompanhe o primeiro episódio no YouTube: Episódio 1
– Dia 26/04: Cacheado Braga dança no compasso do corpo integral: dos pés ao ori;
– Dia 27/04: Benedita Márcia dança verbos de ação, reação e conexão espacial;
– Dia 28/04: Ernany Braga dança a criação de estados de presença, transe e expansão energética;
– Dia 29/04: Edilene Soriano dança a criação de sequência coreográfica em tempo real;
– Dia 30/04: Gerson Moreno dança oralidades do corpo e narrativas libertárias;
A palavra “assentamento” nas espiritualidades de matriz afro-indígena evoca o local onde se deposita as forças ancestrais, portanto um ponto de firmeza, de proteção, descarrego e irradiação energética. Desse ponto eclode a força e a criação.
O “assentamento criativo” proposto pela Balé Baião materializa esse chão sagrado onde deverá acontecer a oferta, o acolhimento, a compartilha e o aprendizado.
Cada força/memória/prática singular trazida pelos dançarines é um testemunho performático de vida que vira dança e de dança que vira vida. Trajetos e travessias de uma companhia de dança que há 27 anos desenvolve experiências pulsantes nas áreas de preparação corporal e composição cênica contracoloniais/comunitárias/políticas.
Canal Galpão da Cena no YouTube
Ficha técnica:
Roteiro das performances: Gerson Moreno.
Dançarines: Edileusa Inácio, Cacheado Braga, Benedita Márcia, Ernany Braga, Edilene Soriano e Gerson Moreno.
Filmagem/fotografia: Guilherme TX.
Artes gráficas/filmagem: Ernany Braga.
Edição/montagem: Cacheado Braga.
Realização: Cia Balé Baião.
O projeto é apoiado pela Secretaria Municipal da Cultura de Itapipoca, através do Fundo Municipal da Cultura com recursos provenientes da lei federal n° 14.017 (Lei Aldir Blanc), de 29 de junho de 2020