Com as boas chuvas do último fim de semana de março, sobe para nove o número de açudes no estado que estão com 100% do volume. Três reservatórios sangraram entre sábado (27) e esta segunda-feira (29), segundo dados da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh).
O açude Tucunduba foi o sétimo a transbordar, conhecido como açude da Serrota, fica na cidade de Senador Sá. O reservatório abastece população os municípios de Marco e Senador Sá a 290 km de Fortaleza.
O oitavo a sangrar esse ano foi açude Quandu que fica em Itapipoca, Região Norte do Estado. No início do mês, o açude estava no 33,08% de volume, conforme a Cogerh. Esse mês choveu bem no município cerca de 342,6 milímetros. Bem acima da média que é de 286,1 milímetros, segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).
E o nono a sangrar foi o Jatobá que fica na cidade de Milhã, no Sertão Central. Ele passou dez anos seco. A região do Banabuiú registra aportes muito baixos.
Outros açudes que estão com 100% de sua capacidade são:
- Açude Caldeirões, em Saboeiro
- Açude Batalhão, em Crateús
- Açude Germinal, em Palmácia
- Açude São Vicente, em Santana do Acaraú
- Açude Tijuquinha, em Baturité
- Acaraú Mirim, em Massapê
Situação dos principais açudes
Os maiores açudes do Ceará, no entanto, seguem em situação crítica. O Castanhão, principal reservatório a abastecer a Grande Fortaleza, tem apenas 11,32% da capacidade máxima. Já o Orós, segundo maior açude do estado, tem 22,20% do volume máximo.
O Banabuiú está com 8,27%. Catorze açudes estão com volume acima de 90% e 54% reservatórios estão com volume inferior a 30%.
Fonte: G1