A Assembleia Legislativa, por meio do Instituto de Estudos e Pesquisas Sobre o Desenvolvimento do Estado do Ceará (Inesp), lança virtualmente na próxima sexta-feira (12/03), às 15h, o livro “Uma História para Contar – Casos e Causos nestes 50 anos de criação da Diocese de Itapipoca sob a visão do autor”.
A publicação, autoria de José Evando de Sousa, conta a história da Diocese de Itapipoca, fundada em 13 de março de 1971, mostrando os desafios de uma época em que havia pouca infraestrutura, número reduzido de padres, mas que foi marcada pela riqueza de valores, lutas, batalhas, conquistas e vitórias.
O lançamento é feito é parceria com a prefeitura de Itapipoca e a Diocese do município, e vai contar com a participação do presidente da Casa, deputado Evandro Leitão (PDT), do prefeito de Itapipoca, Felipe Pinheiro, além do bispo da Diocese de Itapipoca, Dom Rosalvo Cordeiro de Lima e do diretor executivo do Inesp, João Milton Cunha de Miranda.
O livro será apresentado pelo bispo emérito da Diocese de Itapipoca, Dom Antônio Roberto Cavuto. A mediação ficará por conta da jornalista e assessora de comunicação do Inesp, Luzia Rolim.O lançamento acontece pela plataforma zoom, com acesso por meio do link, com senha de acesso 373585.
A publicação conta a história da criação da Diocese de Itapipoca, que teve início em 1971, e mostra as dificuldades da época: infraestrutura, número reduzido de padres, via de acesso inadequado às paróquias, situação financeira, entre outras.
Para João Milton Cunha de Miranda, a publicação engrandece o parlamento e reforça o papel do instituto de assessorar a Assembleia Legislativa por meio de pesquisas, monitoramento e acompanhamento das políticas públicas do Estado. “Este trabalho é uma fonte de pesquisa que colabora para o trabalho parlamentar pois mostra a riqueza de valores, lutas, conquistas na Diocese e, também, é um registro para as novas gerações,” afirma.
O Instituto de Estudos e Pesquisas Sobre o Desenvolvimento do Estado do Ceará é um órgão de pesquisa, educação e memória, e tem a atribuição de propor ações inovadoras à Assembleia Legislativa, além de articular diretrizes, conhecimento e inovação em prol do desenvolvimento do Estado do Ceará.
Fonte: Assembleia Legislativa do Estado do Ceará